O projeto "Vizinho Solidário" é um sistema de alarme para a comunidade. É uma forma de segurança conjunta, pois em caso de alguma suspeita de perigo ou uma situação de emergência, o participante do "Vizinho Solidário" acionará a sirene através do controle remoto.
O principal objetivo do sistema é auxiliar na segurança dos moradores do bairro e tem como principal finalidade inibir a ação de pessoas mal intencionadas que possam estar circulando pela região.
Funcionamento: Se algum morador participante do "Vizinho Solidário" identificar alguma ocorrência suspeita ou alguma situação de emergência, o mesmo poderá acionar o controle remoto já cadastrado, que irá disparar a sirene instalada na parte externa(rua), chamando a atenção dos moradores próximos. Os "suspeitos" possivelmente ficarão assustados e sairão do local. Mas, se ainda assim houver a permanência destas pessoas na região, o(s) vizinho(s) poderão ligar para a emergência, se assim acharem necessário.
A sirene só deixará de tocar após a desativação através do controle remoto.
Os Vizinhos participantes do sistema são identificados com uma placa com a inscrição "VIZINHO SOLIDÁRIO - ÁREA MONITORADA PELA COMUNIDADE". Estas, deverão ser colodadas na frente de cada residência.
Para facilitar a comunicação entre os "Vizinhos Solidários", são fornecidos imãs de geladeira para anotação dos nomes e telefones dos participantes do projeto.
De acordo com o site "Onde fui roubado", os crimes mais cometidos são: roubo, furto, arrombamento veicular, roubo de veículo, assalto a grupo e arrombamento domiciliar. Na cidade de Curitiba, os bairros com maior número de registros foram: Centro, Água Verde, Rebouças, São Francisco, Portão, Cristo Rei, Batel, Mercês, Alto da Glória e Boqueirão.
*Estatísticas Curitiba/PR - 2377 denúncias até o momento(considerando apenas os crimes registrados no Onde Fui Roubado).
**Caso tenha curiosidade, acesse o site "Onde Fui Roubado" e visualize a estatística de sua cidade/região.
**As informações acima foram citadas apenas como fonte de conhecimento!
Fonte:ONDE FUI ROUBADO.
Acesse: http://www.ondefuiroubado.com.br/curitiba/PR/estatisticas